Evolução do Sistema Elétrico Português
-
Anos 50: Década de ouro da construção das hidroeléctricas.
-
Anos 60: Algum carvão nacional mas biomassa e hidroeléctricas predominam. Grandes centrais a fuel construídas até 1974.
-
Anos 70: 1ºchoque petrolífero de 1973; Portugal em contramão (ref.deSines) mto depend. do Petróleo não consegue alterar a sua estrutura de consumo e sofre economicamente na década seguinte; praticamente acaba a utilização do carvão Nacional (de fraca qualidade). 2º choque petrolífero em 1979-80 (guerra Irão/Iraque - ver fig. no slide seguinte).
-
Anos 80: Dependência do petróleo atinge os 80% no início dos anos 80; é apresentado um Plano Energético Nacional que visa a diversificação das fontes energéticas; Começa a utilização significativa do carvão importado, primeiro na indústria e de pois nas centrais de Sines e do Pego.
-
Anos 90: Introdução do GN em meados de 90. Arranca a central de ciclo combinado da Turbogás no Porto.
-
Anos 00: Inicia-se o prolongado 3º choque petrolífero em 2000/01 com máximos em 07/08; cresce a importância do GN mas dependência externa mantém-se perto dos 90% até 2005; crescem as energias renováveis (eólica) mas deforma demasiado rápida, e com custos elevados para o País; fiscalidade no sector energético afecta a competitividade; metas de redução de emissões impostas a Portugal pela UE demasiado gravosas e injustas.